14 de março de 2010

Ribeiro Frio


.
Eu sou um pouco suspeita para falar desta zona já que, tal como o Santo da Serra, é uma das minhas preferidas na ilha.

Acho tão especial por causa da vegetação luxuriante que cobre as montanhas. Pela estrada, durante uns bons minutos, só vemos as montanhas e o seu "manto de veludo verde". É muito bonito.

No decorrer do ribeiro, há a zona a que chamamos Ribeiro Frio onde se encontra alguns restaurantes e um viveiro de trutas.
Tem trutas de vários tamanhos e é engraçado vê-las  agrupadas por tamanho nos diferentes tanques.

Como é uma zona mais larga entre as montanhas, para além da estrada e do viveiro, existe ainda uma pequena zona ajardinada, bancos e mesas para quem quiser levar piquenique e restaurantes para uma refeição completa ou lanche.


Levadas

Há ainda 2 percursos que saiem de lá: um para oeste até a Portela (8 km se não me engano) ou Santo da Serra (que são mais uns poucos de Km), o outro para este até os Balcões.

O primeiro começa depois de um restaurante, á direita de quem desce.

O segundo começa um pouco mais abaixo no lado esquerdo assim  que se encontra uma levada.

Balcões é o nome de um miradouro. Suponho que tem esse nome porque está um pouco saliente na montanha o que faz com que pareça um balcão (que quer dizer varanda em madeirense).

Este segundo passeio é bem mais pequeno e cada percurso (ida e volta) pode ser feito em meia hora. É uma excelente opção para quem gostaria de fazer uma levada mas não tem tempo ou capacidade para andar tanto.


Depois do Ribeiro Frio

Podemos descer até o Faial ou subir para o Poiso e Pico do Areeiro mas isso fica para outro post.

Sem comentários:

Enviar um comentário