19 de março de 2010

Caniçal

.
Caniçal visto a partir de Machico


Há uma localidade chamada Caniçal (não faça como eu e confunda com o Caniço). O Caniçal fica na ponta Este da Madeira e é diferente do resto da ilha.

Mais árido, a vegetação que tem é rasteira e mais parecida com a do Porto Santo. Os ventos que recebe, tanto de norte como de sul, contribuem para isso.
Vizinha de Machico, tem alguns passeios a pé dos quais o mais conhecido é o da Ponta de São Lourenço, que é o extremo Este da ilha. Vendo no mapa, é o canto da direita.

Este percurso é tão concorrido porque é relativamente fácil e rápido, permite vistas da costa norte da ilha e porque permite ver as várias camadas geológicas da formação da Madeira em vários rochedos da costa. Além disso, quase no fim do percurso tem uma praia onde podemos preguiçar durante o dia antes de voltarmos para trás.


Casa do guardas florestais quase no fim do percurso a pé
Casa do farol, no ilhéu ao lado, ao fundo

O início do percurso é na parte de cima de uma das poucas praias de areia natural da ilha e famosa por isso: a Prainha (não sei se está bem escrito mas diz-se prai-inha). Esta praia fica deslocada do centro da localidade o que torna o percurso até lá um passeio em si. Caso não queira ir até lá, saiba que há acesso ao mar e uma piscina junto deste, no centro do Caniçal.


Além destas atrações, a localidade tem actividade piscatória o que significa que tem peixe e marisco fresco e acessível nos seus restaurantes (um dos quais muito conhecido na ilha).

Há, pelo menos duas igrejas, uma antiga e pequenina pouco acima da avenida junto ao mar e outra, mais nova e maior um mais acima.

No verão é feita uma procissão com os barcos até à Prainha e daí, a imagem que transportam, é levada até uma capela (não sei se este é o nome mais apropriado) numa zona alta á esquerda da Prainha. É um acontecimento importante na localidade.
 
Tem um grande empreendimento turístico junto ao mar e zonas para acampar, assim como alguns miradouros.
 
É um bom lugar para visitar no fim-de-semana, almoçar ou jantar com a família e esticar as pernas mesmo que seja pela estrada.

Ainda pode aproveitar para uma actividade educativa visitando o Museu da Baleia no centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário